Apenas na metade e o ano já foi um turbilhão de avanços tecnológicos e mudanças indesejadas, desde o hype contínuo em torno da inteligência artificial até o altos e baixos de gigantes da mídia social.
Da mesma forma, na busca por maior acessibilidade digital e melhorias na tecnologia assistiva, 2023 trouxe imensos sucessos e falhas infelizes entre as principais forças e pioneiras da indústria — um choque de criatividade e lucro ao lado de uma conversa cultural mais ampla sobre a necessidade de maior apoio e visibilidade para a comunidade de deficientes.
Ainda assim, o quinhão de vitórias de 2023 está fazendo mudanças significativas na vida das pessoas, desde maior personalização da experiência online até mudanças de acessibilidade no mundo do entretenimento ao vivo, e também está provando que às vezes uma simples adição é tudo o que é necessário para fazer um ambiente digital significativamente mais acessível.
O Mashable reuniu alguns dos destaques de acessibilidade da tecnologia até agora este ano.
Novo curta-metragem da Apple mostra o impacto cotidiano da tecnologia acessível
GIPHY adiciona texto alternativo.
Em 2023, popular plataforma GIF GIPHY parceria(abre em uma nova aba) com o provedor de acessibilidade digital Scribely(abre em uma nova aba) para fornecer legendas de texto alternativo para seu conteúdo mais popular, tornando a linguagem baseada em vídeo e meme da Internet mais acessível para usuários cegos.
Tweet pode ter sido deletado
(abre em uma nova aba)
Anunciados no final de dezembro de 2022, as adições de texto alternativo foram intencionalmente escrito por humanos(abre em uma nova aba), circunavegando problemas que muitos outros sites enfrentaram com texto alternativo gerado automaticamente e melhorando a capacidade dos leitores de tela de descrever com precisão a mídia visual e ler páginas da web ou feeds sociais para os usuários. Começando com 15 escritores trabalhando nos primeiros 1.000 GIFs(abre em uma nova aba)a equipe da Scribely começou a distribuir cerca de 3.500 descrições por semana para desbastar “o oceano de GIFs em constante expansão”, os representantes da Scribely compartilhado em um resumo de uma apresentação(abre em uma nova aba) para a conferência de acessibilidade AccessU 2023.
“Os GIFs são uma parte importante de nossas vidas diárias, graças à sua capacidade única de transmitir ideias, emoções e humor de maneiras que as imagens estáticas geralmente não conseguem. Esses vídeos em loop nos levam a momentos de alegria e felicidade. Mas sem texto alternativo , o momento está perdido e exclui milhões”, disse Caroline Desrosiers, fundadora e CEO da Scribely. “É por isso que este projeto com o GIPHY é tão monumental e necessário.”
Um guia para escrever legendas de imagens acessíveis
Netflix lança legendas personalizadas.
Em uma vitória para os defensores das legendas universais, a Netflix intensificou seu jogo de legendas e legendas ao introdução de opções personalizáveis(abre em uma nova aba) por seu recurso de texto de acessibilidade. Anunciado em março, o serviço de streaming agora permite que os usuários alterem o tamanho e o estilo da fonte, bem como a cor e a aparência das legendas na tela. Conforme relatado pelo Verge, as legendas incluem três novas opções de estilo de texto com fundos contrastantes para destacar o texto: Light (texto preto e fundo branco), Drop Shadow (texto branco e fundo preto) e Contrast (texto amarelo e fundo preto). fundo).
O texto personalizável, não apenas o zoom do texto, é considerado um principal componente de acessibilidade na web(abre em uma nova aba)permitindo que todos os usuários adaptem os sites às suas necessidades.
Uma exploração da acessibilidade cinematográfica: as legendas abertas definem o padrão
O jogo entra na jogabilidade expandida para usuários com deficiências.
No início do ano, na convenção anual de tecnologia CES, a Sony revelou que estava projetando um novo controlador de jogo adaptativo, conhecido como Projeto Leonardopara PlayStation 5(abre em uma nova aba). O controlador permite que um usuário personalize seu uso e recursos de design, bem como conecte acessórios de acessibilidade de terceiros, para ajudar os jogadores com controle motor limitado.
Em abril, a empresa também anunciou que estava tornando a experiência do PlayStation mais fácil de navegar para usuários com deficiências, incluindo tags de acessibilidade(abre em uma nova aba) a todos os seus jogos oferecidos. As tags incluem notas sobre recursos visuais, de áudio, de controle e de jogabilidade relevantes para cada jogo.
Em maio, Xbox anunciou novos recursos(abre em uma nova aba) para o Xbox App no PC, como a capacidade de reduzir elementos visuais na tela, e introduziu um novo recurso de marcação e pesquisa para oferecer suporte a usuários que procuram jogos acessíveis.
Outros videogames populares, incluindo lutador de rua 6(abre em uma nova aba) e o recém-adaptado O O último de nós Parte 1lançado configurações de acessibilidade expandidas(abre em uma nova aba) para todos os usuários, parte de um mudança mais ampla da indústria(abre em uma nova aba) incorporando o design universal nos primeiros estágios de desenvolvimento de um jogo.
Entretenimento ao vivo e esportes recebem atualizações de acessibilidade.
O ano também viu um esforço generalizado para melhorias de acessibilidade na programação ao vivo, incluindo shows de premiação e eventos esportivos.
O Oscar de 2023 apresentou uma série de mudanças de acessibilidade este ano, incluindo intérpretes de língua de sinais americana (ASL) no tapete vermelho para participantes surdos, legendas ao vivo e descrição de áudio para feeds de vídeo e uma transmissão ao vivo em ASL disponível no canal do programa no YouTube. A premiação também apresentou um novo guia de acessibilidade para os membros da imprensa que cobrem o evento.
Os prêmios Grammy de 2023 adicionado à sua introdução de intérpretes de tapete vermelho(abre em uma nova aba) com descrição de áudio ao vivo, dispositivos de audição assistida e bolsas sensoriais para os participantes e um palco recém-acessível.
E o mundo dos esportes também ampliou seu alcance de acessibilidade, com intérpretes de ASL ao vivo para o show anual do intervalo do Super Bowl da NFL(abre em uma nova aba) e a introdução de legendas ao vivo geradas por IA para transmissões da ESPN(abre em uma nova aba) e outras programações ao vivo de propriedade da Disney.
GPT-4 faz seu lance de acessibilidade.
Como o tópico polêmico do ano, a IA se aprofundou no mundo da acessibilidade com o lançamento de GPT-4, o chatbot de inteligência artificial mais avançado oferecido pela empresa controladora OpenAI. O GPT-4 também disponibilizou sua tecnologia para empresas terceirizadas, inaugurando novas colaborações entre setores, incluindo aqueles que estão expandindo a acessibilidade digital.
Seu maior esforço foi com o Be My Eyes, um aplicativo de assistente visual para usuários cegos ou com baixa visão. O aplicativo lançou uma nova versão baseada em GPT-4 Voluntário Virtualum assistente de bate-papo com inteligência artificial que pode ajudar na identificação visual de objetos e texto, pesquisa no aplicativo, texto alternativo para imagens, navegação de rota e muito mais.
O GPT-4 também foi usado por outras empresas de tecnologia de acessibilidade para dispositivos, incluindo os óculos inteligentes Envision, uma ferramenta que permite aos usuários ler e traduzir qualquer texto. A versão mais recente do dispositivo integrou um assistente virtual alimentado por GPT-4 chamado “Ask Envision”(abre em uma nova aba) que permite aos usuários fazer perguntas e interagir com o texto à sua frente também.
Crédito: Be My Eyes
A Apple expande ainda mais seu domínio de acessibilidade.
Somando-se às suas já robustas ofertas de ferramentas de acessibilidade, a Apple anunciou uma série de novos recursos de acessibilidade para o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade em maio.
As novas ferramentas, com lançamento previsto para o final do ano, incluem atualizações aprimoradas para controle de voz, opções de personalização para Siri e elementos móveis na tela e um novo recurso de detecção que permite aos usuários apontar para objetos na câmera e ler seus rótulos. alto. A maior adição da Apple é um inovador modo de acesso assistido, que, quando ativado, simplifica o telefone do usuário e os aplicativos que o acompanham para ajudar pessoas com deficiências cognitivas a usar melhor seus dispositivos.
A gigante da tecnologia introduziu dois novos recursos de voz: o Live Speech, uma maneira de os usuários digitarem para falar diretamente em suas telas iniciais e durante o FaceTime e chamadas telefônicas, bem como o Personal Voice, uma versão digitalizada e armazenada localmente do usuário. voz destinada a ajudar aqueles em risco de perder a fala ou com deficiências de fala.
Os recursos serão lançados junto com o novo iOS17 da empresa, um anúncio feito na WWDC da Apple em junho. A empresa também revelou um novo modo Adaptive Audio para Apple AirPods na conferência. A atualização permite que os AirPods ajustem automaticamente as configurações de áudio de um usuário com base em sugestões externas, indicando o potencial para atualizações de áudio adicionais no horizonte – a Apple adicionou a opção para usuários surdos ou com deficiência auditiva emparelhar e personalizar Feito para aparelhos auditivos iPhone(abre em uma nova aba) diretamente com o Mac no início deste ano.
O Modo de acesso simplifica a exibição do telefone do usuário para reduzir a carga cognitiva e facilitar o uso por alguns.
Crédito: Apple
Crédito: Apple
Quer mais Bem Social e tecnologia histórias em sua caixa de entrada? Inscreva-se para Boletim de notícias principais do Mashable hoje.
var facebookPixelLoaded = false;
window.addEventListener(‘load’, function(){
document.addEventListener(‘scroll’, facebookPixelScript);
document.addEventListener(‘mousemove’, facebookPixelScript);
})
function facebookPixelScript() {
if (!facebookPixelLoaded) {
facebookPixelLoaded = true;
document.removeEventListener(‘scroll’, facebookPixelScript);
document.removeEventListener(‘mousemove’, facebookPixelScript);
!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’//connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1453039084979896’);
fbq(‘track’, “PageView”);
}
}