Um amazonense foi um dos 24 alunos da rede pública de todo o Brasil a alcançar a impressionante marca de 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir desta sexta-feira (24).
Nas primeiras horas da campanha iniciada nesta sexta-feira (24), uma vaquinha virtual criada para ajudar a amazonense Rilary Castro, de 18 anos, que obteve a nota mil na redação do Enem 2022, conseguiu arrecadar mais de R$ 102 mil.
A estudante da Escola Estadual Tereza dos Santos, situada na cidade de Itapiranga a 227 quilômetros de Manaus, foi uma das 24 alunas da rede pública do país a alcançar a pontuação máxima de 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Rilary sabia que não poderia matricular-se na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) logo após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em razão da distância de mais de cinco horas entre o seu município de residência e a faculdade, segundo os organizadores da ação.
“Além do que demoraria todo dia pra chegar, ela não poderia pagar o valor das passagens. Ano passado ela também passou no vestibular, mas não conseguiu ir até o campus fazer a matrícula pois custava R$ 78 e iria afetar o orçamento da família, que vive com um salário mínimo”, contaram os organizadores.
Os recursos arrecadados serão destinados à aquisição do material didático do curso de Engenharia Civil que Rilary irá se inscrever.
Os organizadores da ação afirmam que o dinheiro também serve para garantir que a estudante possa permanecer nos cinco anos do curso, mesmo já tendo recebido abrigo estudantil da universidade.