Municípios do Sul e Sudoeste Mineiro são vizinhos da região onde a variante foi encontrada; nova cepa ainda está sendo estudada.
Os pesquisadores da Unesp de Botucatu identificaram uma nova variante da COVID-19, a cepa 4.1, em Mococa, fato que deixou os municípios limítrofes do Sul de Minas Gerais em estado de alerta.
Toda a região de Ribeirão Preto está em lockdown. Na divisa, as cidades mineiras também adotaram ações semelhantes à onda roxa, mesmo que continuem na fase vermelha do programa Minas Consciente.
A preocupação é com turistas paulistas que procuram os ranchos de recreio às margens do Rio Grande e do Lago de Furnas nos fins de semana.
Na cidade de Passos, o toque de recolher passa a valer a partir deste sábado. O comércio fechou as suas portas às 14h, horário do sábado – depois disso, apenas pelo sistema de delivery –, e a circulação de pessoas está restrita a partir das 18h, em dias úteis.
O comércio não poderá funcionar no domingo. Passos teve 25 mortes e vive um caos, com transferência de pacientes para a Zona da Mata.
A Polícia Militar vai ajudar a Brigada Municipal de enfrentamento à pandemia na fiscalização em Passos. Desde quinta-feira (27/5), Cássia, Delfinópolis e Ibiraci decretaram lockdown. Em Alpinópolis, o toque de recolher vale também a partir deste sábado.
O Sul de Minas bateu um novo recorde, com 11 mil casos novos de COVID-19 em apenas uma semana, informa a SES (Secretaria Estadual de Saúde). A região alcançou a marca de 200 mil infectados desde o começo da pandemia, com 4,8 mil mortes.
( Com Informações: Estado de Minas )