Não há dúvidas de que Chrono Trigger marcou toda uma geração com sua história cativante e elementos inovadores de jogabilidade, sendo que muitas de suas ideias acabaram inspirando outros títulos no futuro.
Enquanto os fãs sonham com o dia em que esse clássico do Super Nintendo ganhará um remake, podemos olhar para alguns títulos de RPG que se inspiram em Chrono Trigger. Confira a lista do Voxel, com as melhores alternativas, logo abaixo!
1. I Am Setsuna
Plataformas: PC, PlayStation 4, PS Vita e Switch
I Am Setsuna é uma verdadeira homenagem a Chrono Trigger. Sem ressalvas, o time de desenvolvimento deixa isso bem claro já na descrição do jogo, além de trazer diversas referências ao longo da jornada.
Neste título, temos a oportunidade de acompanhar a história de Setsuna, uma jovem mulher oferecida em sacrifício para salvar as pessoas de sua terra. Neste momento, a jornada da heroína tem início ao lado de seus protetores, revelando diversas reviravoltas no caminho.
Ao longo da aventura, podemos ver áreas que remetem a Chrono Trigger, a possibilidade de combinar técnicas dos combatentes e muito mais.
2. Another Eden
Plataformas: PC, Android e iOS
Lançado originalmente para dispositivos Android e iOS, Another Eden também busca muito de sua inspiração em Chrono Trigger — a começar pela mecânica que envolve viagens no tempo.
Entre as referências encontradas nesse RPG de combate por turnos, temos elementos como: um sapo guerreiro chamado Glenn, uma máquina para viajar no tempo e, até mesmo, uma ligação direta com Chrono Cross.
Com um feito inédito, Another Eden é o único jogo a ter uma colaboração especial com Chrono Cross — firmada para celebrar o lançamento Chrono Cross: The Radical Dreamers Edition. A parceria permite recrutar Serge, Kid e Harley para o grupo após a conclusão de eventos em um arco específico.
3. Sea of Stars
Plataformas: PC, Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series S e X
Apostando em gráficos mais retrô, Sea of Stars é o único título na lista que ainda não foi lançado, mas já vem chamando a atenção da comunidade gamer por conta de seus visuais e da própria menção de Chrono Trigger como referência para esse projeto.
Em Sea of Stars, teremos a oportunidade de acompanhar a Valere e Zale, duas crianças conhecidas como as Crianças do Solstício. Juntas, elas podem combinar os poderes do sol e da lua para conjurar a Mágica do Eclipse. É ao lado da dupla que viajaremos em uma jornada que promete ser livre de uma jogabilidade repetitiva e trazer bons momentos de diversão para o público.
Quer mais uma ligação com o clássico da Square Enix? Então segura essa: Yasunori Mitsuda, compositor de Chrono Trigger, também foi o autor de algumas músicas que poderemos ouvir em Sea of Stars.
Basta esperar até o dia 29 de agosto para conferir tudo o que Sea of Stars pode oferecer!
4. Final Fantasy VI
Plataformas: Super Nintendo, Game Boy Advance, Switch, Switch, PlayStation, PlayStation 4, Android, iOS e PC
Final Fantasy VI não envolve viagens no tempo, mas sua proximidade de lançamento com Chrono Trigger faz com que muitos jogadores os associem.
Talvez, a principal relação entre os dois títulos, além da presença de Wedge e Vicks em Chrono Trigger, é a possibilidade de conhecer mais sobre a história de cada membro do grupo, em pontos específicos da narrativa. além dos combates por turno e o enredo repleto de surpresas.
5. Radiant Historia
Plataforma: Nintendo DS e Nintendo 3DS
Quando foi lançado, Radiant Historia não trouxe a palavra Chrono Trigger em nenhum momento para os seus materiais de divulgação, mas os próprios jogadores trataram de criar esse paralelo.
Em Radiant Historia temos a chance de acompanhar a história de Stocke, guerreiro que descobre o poder de viajar no tempo para reescrever alguns eventos de sua história. O jogo inclusive dá ao jogador a chance de escolher o caminho que deseja seguir, mostrando um “final” para a jornada caso tome a decisão errada.
6. Black Sigil: Blade of the Exiled
Plataforma: Nintendo DS
Esse é um game que pouca gente fala ou dá valor, mas o fato é que ele tem um estilo que o deixa muito próximo do que vimos em Chrono Trigger.
Além de um estilo gráfico que remete ao clássico do Super Nintendo, também temos combates por turnos, várias masmorras para exploração e até mesmo uma boa história para acompanhar.
7. Live a Live
Plataforma: Super Nintendo, Switch, PC, PlayStation 4 e PlayStation 5
Vamos fechar a nossa lista com Live a Live, outro RPG da Square Enix que foi lançado originalmente no Super Nintendo e também flerta com a ideia de passagem de tempo.
A proposta principal aqui é passar pela história de cada um dos personagens na ordem que achar melhor, encontrando os pontos que as conectam. Outra similaridade é que os combates vistos aqui também acontecem no sistema de turnos, aglo que certamente agradará aos fãs de Chrono Trigger.
E para você, que outros jogos parecidos com Chrono Trigger são válidos para jogar em 2023? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.